jump to navigation

Mercado dos classificados Novembro 14, 2008

Posted by rivercastell in Uncategorized.
trackback

Análise do mercado de classificados grátis

Actualmente existem bastantes sites de classificados grátis, uns específicos(classificados imobiliário) e outros genéricos. Confesso que estudei o mercado afincadamente durante um ano. Durante este ano deu para perceber quem estava a sério no negócio, e quem estava a “brincar”.  Quando digo a brincar falo dos sites que possuem sistemas péssimos de anúncios e design horripilantes…. muito maus mesmo.

Como em todo o mercado web existem alguns players empresa e alguns particulares. Conheço alguns belos exemplos de particulares que possuem sites de classificados com cerca de 2.000 a 3.000 visitas diárias, e com um alojamento simples. É sem dúvida uma grande marca. Conheço empresas que investem milhares de euros no desenvolvimento e promoção dos seus websites, e simplesmente não funcionam. Não funcionam porque são maus, não usam “Boas Práticas” de SEO. Falamos de empresas que possuem equipas de desenvolvimento, que possuem Servidores próprios, et etc

É para mim imensamente louvavel, que um particular, nas suas horas vagas ( ou não 🙂 ), consiga promover e lançar um site com muita mais audiencia que uma empresa com todos os meios disponiveis.

O sistema mais usado e imitado no mundo inteiro é o sistema Craig List. Estes senhores criaram um sistema imensamente simples. A página inicial tem vários links (muitos) para as várias categorias e subcategorias de classificados. Este sistema é usado pela Olx do fantástico empreendedor Jordi Castelló, e também pela Adoos do não menos fantástico empreendedor Julian Martinez. Ambos de origem Espanhola, mas que actualmente estão radicados em Buenos Aires. Cidade com bastante mão de obra qualificada e barata.
Olx e adoos, são para mim dois bons exemplos a seguir :).

Nos próximos posts farei mais algumas observações sobre este tema.

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: