jump to navigation

As universidades estão a acompanhar a evolução da Internet ? Novembro 18, 2008

Posted by rivercastell in Uncategorized.
trackback

Estamos a viver tempos de mudança!

Viver os tempos que vivemos hoje vivemos é, sem dúvida, um enorme privilégio. O mundo corre mais depressa que nunca, e as nossas vidas são cada vez mais globais.
À 15 anos atrás não tínhamos internet, escrevíamos por carta aos familiares emigrados, as viagens eram caríssimas e à noite víamos todos as telenovelas brasileiras. Que seca de vida!

A internet deu-nos liberdade, proximidade e sobretudo muita informação. Inicialmente a informação estava muito mal organizada e era complicado encontra-la. Hoje em dia temos plataformas como Wikipedia, em que podemos encontrar uma enorme enciclopédia global e o construída pelos utilizadores de todo o mundo. Há utilizadores que trabalham constantemente para a sua melhoria. A troco de nada! Apenas pela simples recompensa de colaborar.

Esta introdução toda para dizer algo que tenho vindo a pensar há muito tempo. Formação, ensino e Universidades.

As universidades de hoje em dia não estão a responder com a rapidez desejada aos novos desafios da internet. Hoje em dia está tudo na Internet.
A Internet é a maior e a melhor universidade do mundo, onde cada Internauta poderá encontrar a sua formação, onde poderá encontrar alguém que lhe explique como se faz determinada coisa, onde poderá recolher a experiência e a opinião de outros utilizadores.

As universidades têm de se reinventar para conseguir trabalho aos seus clientes ( estudantes). Hoje em dia ter um curso universitário não significa absolutamente nada. Uma empresa hoje em dia contrata trabalhadores pela sua experiência, pelo seu trabalho já feito, pelo seu blog ( Área de tecnologia). As empresas, nos dias de hoje, valorizam mais determinados cursos práticos de empresas privadas do que cursos universitários.
Um empresário que contrata um administrador de sistemas com MCSE tem mais garantias que o seu administrador de sistemas está apto para gerir os seus sistemas, do que qualquer licenciado. Os empregadores querem pessoas que lhes resolvam os problemas, querem pessoas que lhes dêem soluções, e não pessoas que perguntem o que devem fazer.
Os empregadores querem pessoas prática, e não teóricos que só aprenderam fundamentos, definições, coisas que só são usadas nos meios académicos.

Hoje em dia quando me apetece estudar determinado assunto, esclarecer determinada dúvida, vou ao google e em poucos segundos tenho uma panóplia de opções de qualidade à minha disposição para ir aprendendo ao meu ritmo, e no conforto do meu sofá. 🙂

Se as universidades não evoluirem rapidamente serão, a igreja católica dos nossos dias. Sem fieis.

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: