jump to navigation

Tropa de Elite – Duro, real e cru … muito cru Janeiro 16, 2009

Posted by rivercastell in Uncategorized.
trackback

Ontem tive, finalmente, tempo para ver um filme que ansiava ver há algum tempo : Tropa de Elite

Tropa de Elite é realmente uma filme fantástico, e é fantástico porque é muito critico em relação ao “sistema” instituído, e  apresenta de uma forma clara de como funciona o sistema policial brasileiro.
Presumo que não seja muito popular entre os “policiais” brasileiros, mas estou certo que é um filme de grande visão critica sobre uma sociedade pobre e corrupta.

O filme conta a história do Capitão Nascimento, que é um soltado casado e esperando o nascimento do seu filho, e que é pressionado, todos os dias, pela sua esposa para abandonar o cargo e dedicar-se ao seu filho. No entanto o capitão Nascimento é um homem de responsabilidade, é um homem inteligente e sobretudo é um homem integro, razões suficientes para não poder abandonar a corporação. Não tem ninguém à altura para o substituir. Finalmente são incorporados novos recrutas, e desta turma sobressaem 2 elementos com excelentes qualidades, que se estivessem num só homem, esse seria o homem.

O filme mostra-nos de como funcionam os “morros” no Rio, qual é a lei que impera e, sobretudo, de como a vida pouco vale naqueles lugares. O filme mostra um comando violento e frio, que dispara facilmente sem grandes hesitações. Mas também nos faz perceber que esta é única forma de actuar, esta é a única forma de combater o crime organizado nas favelas, esta é a única forma de não sucumbir à corrupção.

Acredito que tenhamos muitos Cpt. Nascimento no nosso “sistema”.

Anúncios

Comentários»

1. Orlando Oliveira - Janeiro 16, 2009

Numa época em que coabitamos paredes meias com a sombria realidade do conflito laboral. Seja por baixa produtividade ou por absentismo as circustâncias que envolvem uma latente proximidade do conflito às evidências mais ou menos intelectivas, verificamos a existência de uma consciência organizacional com um elevado défice de eficiência. Recordando as análises SWOT, verificamos que para cada ameaça temos uma oportunidade e neste sentido, por exemplo ao nível do absentismo, com possa ser um caso de gripe moderada, o colaborador têm a oportunidade de desempenhar as suas funções em casa em regime de teletrabalho, seja para responder à mail list, aceder à intranet ou para fazer um post no blog River Castell WordPress. Diriamos que é uma gota de água no oceano empresarial, mas é certamente um digno contributo rumo à eficiência empresarial âmbicionada pelo país.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: